Skip to content

.

Catarata

Chefe do Departamento: Dr. Fernando Cresta CRM

Catarata é qualquer opacidade no cristalino, que é a lente natural do olho. Sua causa mais frequente é a idade – Catarata Senil – mas também pode acometer crianças, desde seu nascimento – Catarata Congênita. Outras causas que predispõem ao aparecimento da Catarata são diabetes, doenças metabólicas, inflamações oculares, traumas e uso de medicações. Desta forma, o especialista em Catarata atende desde crianças a adultos. 

O tratamento consiste na cirurgia de Catarata, onde a catarata é removida e, no mesmo ato, implantada uma lente intraocular. Como a cirurgia é realizada com anestesia local, após a cirurgia o paciente não precisa ficar internado, retornando para o convívio familiar e social.

A Catarata é a principal causa de cegueira reversível, ou seja, curável, com cirurgia, no Brasil. Após a cirurgia, mais de 95% dos pacientes recuperam completamente sua visão. 

O HOS é referência para o atendimento e para a realização de cirurgias de Catarata pelo SUS na região de Sorocaba. O HOS também atende pacientes com convênios médicos e pacientes particulares.

O HOS apresenta toda a estrutura para atendimento do paciente com Catarata, tanto no pré, intra e pós-operatório. O Hospital possui aparelhos com a tecnologia mais avançada para a biometria e cálculo da lente intraocular, que é personalizada para cada paciente. Outros exames disponíveis no hospital incluem a microscopia especular de córnea, tomografia de córnea (Galilei e Pentacam), tomografia de retina e mácula. No centro cirúrgico, o hospital apresenta microscópicos e aparelhos de facoemulsificação de última geração. 

O hospital é um dos únicos da região que realiza cirurgia de catarata a laser e implanta lentes tóricas e multifocais com marcadores digitais intra-operatórios (aparelho Verion).