Skip to content

.

Olho seco

Chefe do Departamento: Dr. André Jerez CRM

O setor de Olho Seco atende aos pacientes acometidos por alterações da superfície ocular, principalmente relacionadas aos distúrbios quantitativos e qualitativos da lágrima. 

Ao falarmos de Olho Seco, abrangemos um espectro grande e distinto de condições oftalmológicas, desde quadros severos, com ausência de produção de lágrimas, até quadros leves ou assintomáticos.

A gênese do Olho Seco é multifatorial, podendo ser uma consequência de doenças sistêmicas, medicamentos, fatores hormonais, ambientais, entre outros. 

Observa-se um crescente número de casos, destacando-se dentre os agentes:  mudança do estilo de vida (vida urbana/ poluição/ ar condicionado), aumento do uso de telas e dispositivos eletrônicos, envelhecimento da população e o maior conhecimento médico sobre a doença. A maioria destes pacientes apresenta distúrbios qualitativos da lágrima, gerando um olho seco evaporativo. 

Além destes casos, atendemos também os pacientes portadores de Olhos Secos relacionados à deficiência na produção de lágrima. Destacam-se, nesse grupo: quadros secundários a doenças sistêmicas, Síndrome de Sjogren, Stevens Johnson, GVHD, entre outros. Estes pacientes, apesar de menos frequentes, possuem por muitas vezes quadros graves e incapacitantes da doença. 

Estima-se que a prevalência de Olho Seco na população seja de aproximadamente 10% a 30%, com alguns estudos atingindo até 70% na população estudada.

Como hospital de referência no cuidado oftalmológico, desenvolvemos um setor específico para atender todos os pacientes portadores de Olho Seco em sua integralidade. Este setor visa atender à demanda cada vez maior de pacientes oriundos de Sorocaba, bem como de todo o Brasil.  

O atendimento é realizado por corpo clínico especializado, desde o diagnóstico até o tratamento. A equipe médica é composta por médicos especialistas em Córnea, Plástica Ocular e Lentes de Contato.

Nosso hospital conta com o Keratograph, equipamento de última geração para auxílio no diagnóstico, além de outras ferramentas como o Teste de Schirmer e a utilização de corantes específicos (Fluoresceína, Lisamina Verde e Rosa bengala).

O tratamento dos pacientes com Olho Seco é personalizado e dependerá da causa ou causas bases da doença. No âmbito cirúrgico, quanto necessário, realizamos procedimentos como oclusão de pontos lagrimais (com plugs ou definitiva), tarsorrafia, recobrimento com mucosa labial, transplante de glândula salivar dentre outros. 

Além destas ferramentas, possuímos também um equipamento de última geração utilizado no tratamento de Olho Seco, a Luz Intensa Pulsada (Etherea). Completando o arsenal terapêutico, contamos com um  serviço especializado na adaptação de Lentes de Contato, principalmente as Lentes Esclerais, fornecendo diversas opções e modelos de lentes aos pacientes.