Skip to content

Cuidado: Mau uso de lentes de contato pode gerar complicações oculares

Dr. Robson Lorenz de Oliveira, médico Oftalmologista e preceptor do Departamento de Lentes de Contato do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) explica como cuidar de forma correta e evitar lesões nas córneas.

A cada dia, cresce o número de pessoas que iniciam o uso de lentes de contato no Brasil, porém ainda é comum a desinformação a respeito dos riscos que o mau uso pode trazer. “Infelizmente, grande parte dos usuários tem hábitos inadequados ao usar lentes de contato, devido à banalização da venda de lentes em óticas e sites na internet. E é neste cenário de desinformação e falta de acompanhamento médico que surgem as complicações e o abandono do uso de lentes por desconforto”, explica Dr. Robson Lorenz de Oliveira, médico Oftalmologista e preceptor do Departamento de Lentes de Contato do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).

Mas quem pode usar lentes de contato? É indicado para qualquer pessoa? “O uso de lentes de contato é indicado tanto para pacientes que somente possuem grau simples, por exemplo miopia, como para aqueles que possuem doenças de córnea e não conseguem enxergar adequadamente com óculos. Nesses casos, elas possibilitam a reabilitação visual, devolvendo a visão e aumentando a qualidade de vida dessas pessoas”, comenta o oftalmologista do BOS.

Além desses pacientes, o médico também comenta sobre um outro grupo que é apto para o uso das lentes. “É possível também sua utilização em pacientes com mais de 40 anos e dificuldades para leitura de perto, a famosa vista cansada, ou presbiopia. E outra indicação mais recente é no controle de miopia em crianças, ou seja, para evitar o aumento progressivo do grau e suas consequências para saúde ocular”, fala Dr. Robson.

Por estar se popularizando tanto e muitas vezes sem ter as orientações corretas, tem sido comum ver o uso incorreto acontecendo. “O mau uso, tão comum, pode gerar complicações agudas ou crônicas. A mais grave delas é a úlcera infecciosa, que é quando um micro-organismo, uma bactéria por exemplo, invade a córnea, causando uma espécie de derretimento desta se não tratada. O quadro é de dor e olho vermelho e o tratamento pode durar dias, semanas ou meses. Alguns casos, infelizmente, podem exigir um transplante de córnea, com risco até de cegueira”, elucida o oftalmologista.

Para os pacientes que usam lentes e desejam cuidar de forma adequada, o especialista do BOS dá algumas dicas. “Os principais cuidados envolvidos no uso das lentes de contato são: higiene adequada das mãos antes do manuseio, utilizar somente soluções específicas para limpeza e armazenamento das lentes, respeitar os prazos de troca e realizar a adaptação e acompanhamento com um médico oftalmologista”, diz.

Dr. Robson ainda alerta para a necessidade de sempre fazer uso correto e buscar auxílio de um profissional. “O uso de lentes de contato deve ser uma prática responsável e ter o acompanhamento de um médico oftalmologista para garantir segurança, conforto e possibilitar seu uso por toda a vida”, finaliza.

 

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ficam localizados na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília. Mais informações, acesse: www.bos.org.br ou ligue para o telefone: (15) 3212-7000.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *