Evento promoveu exames gratuitos à população com o objetivo de identificar, de forma precoce, a doença, que atinge 13 milhões de brasileiros.
O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) atendeu, de forma gratuita, mais de 900 pessoas no último sábado (11). O 4º mutirão contra o diabetes aconteceu nas instalações do Hospital Oftalmológico e contou com o auxílio de 250 pessoas, entre médicos e voluntários.
O evento começou a distribuir senhas às 7h e terminou às 14h. A ação visou orientar e conscientizar a população a respeito dos riscos do diabetes, doença que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, afeta mais de 13 milhões de brasileiros, o que representa 6,9% da população do país.
No mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o diabetes como uma epidemia silenciosa, pois afeta mais de 425 milhões de pessoas no mundo, sendo um terço delas acima dos 60 anos, segundo o mais recente levantamento da OMS.
A diabetes é uma doença tratável e que pode surgir em qualquer etapa da vida, por isso, é necessário manter os exames de rotina em dia. A doença pode afetar qualquer parte do corpo e é a principal causa de perda de visão em pessoas economicamente ativas.
Quem participou do evento teve a pressão aferida, fez exame de glicemia capilar e passou por avaliações de pés e nutricional. Além dos exames, os pacientes receberam dicas de alimentação, exercícios e sobre o uso de remédios no dia a dia. Quem teve algum problema detectado, foi encaminhado para algum tipo de tratamento.
O Banco de Olhos de Sorocaba fica localizado na Praça Nabek Shiroma, n.º 210, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.