Skip to content

.

Hospital

.

Missão

Prestar atendimento diferenciado em Oftalmologia e Otorrinolaringologia.

.

visão

Manter e elevar o nível da Instituição e o reconhecimento nacional, elevando potencial técnico, científico e social, ampliar o acesso ao atendimento Oftalmológico e Otorrinolaringológico à população carente, oferecendo saúde e bem-estar ao maior número de pessoas.

.

VALORES

SOCIAL

Nascemos de uma ação intrinsecamente ligada ao Atendimento Social: promover a captação de córneas em Sorocaba e região para distribuí-las, gratuitamente, aos pacientes que aguardavam na fila de espera por um transplante. Desse primeiro ato nobre, nasceram outros frutos: a assistência médica especializada em Oftalmologia para atender à demanda da região, as ações preventivas de saúde visual e pesquisa científica e o atendimento à especialidade de Otorrinolaringologia. Nosso foco é ampliar o acesso à população, principalmente a mais carente, com a captação de córneas, atendimento ao SUS, clínica popular e convênios de baixo custo.

ENSINO

Pelo trabalho nobre e de excelência que atende a pessoas de todo o País, somos hoje sinônimo de credibilidade e, graças a essa boa reputação, nossa Residência Médica em Oftalmologia é uma das mais qualificadas e concorridas do Brasil. Após a Residência, o médico pode optar por dar continuidade aos estudos de subespecialização nas diferentes áreas da Oftalmologia ou especialização em Otorrinolaringologia. Em nosso Centro de Estudos “Pascoal Martinez Munhoz”, criado para o desenvolvimento científico, são realizados simpósios nacionais e internacionais, visando sempre o aprimoramento profissional. Nosso foco é também na educação infantil,  através da escola E-BOS.

Ensino em Oftalmologia

Após a inauguração do nosso Hospital, em 1995, identificamos a necessidade de investir na área de ensino. Em 1998, foi criado o curso de especialização em Oftalmologia, nossa primeira Residência Médica, com três vagas. No ano seguinte, 1999, o curso foi credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A partir de 2002, começamos a oferecer o curso de subespecialização em Córnea e, logo após, a subespecialização em Retina. Hoje, temos uma das Residências Médicas em Oftalmologia mais qualificadas e concorridas do Brasil. Com duração de três anos consecutivos, vimos contribuindo significativamente para a formação de profissionais especializados, que atendem no nosso hospital e em outras destacadas unidades hospitalares do País.  Entre 2013 e 2014, aumentamos para oito o número de vagas, sendo, mais uma vez, aprovados pelo MEC e pelo CBO. Em 2016, inovamos novamente, desta vez com o estágio em Segmento Anterior, onde o médico Oftalmologista é treinado em período integral nas áreas de Córnea, Caratata e Cirurgia Refrativa.

Ao longo dos anos, os dois cursos (Residência e Subespecialização) formaram muitos oftalmologistas e fellows (subespecialistas). Hoje, nosso serviço de ensino é nacionalmente e internacionalmente reconhecido, sendo sempre muito bem avaliado pela comunidade científica. A procura pelos nossos cursos é alta e nossos profissionais formados sempre são muito bem avaliados na Prova Nacional de Oftalmologia. O Centro de Estudos, criado para o desenvolvimento científico, recebe o nome do presidente “Pascoal Martinez Munhoz”, em sua homenagem. A unidade promove, periodicamente, eventos para aprimoramento dos seus profissionais, além de simpósios nacionais e internacionais com renomados médicos da área.  A Residência Médica também é qualificada e possui a Certificação ISO 9001, pela empresa alemã BRTÜV.

Ensino em Otorrinolaringologia

Em 2008, com a consolidação do setor de Otorrinolaringologia do hospital, também foi dado início ao ensino nesta área, começando pela disponibilização de estágios. Em 2010, fomos credenciados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para que pudéssemos oferecer a Residência Médica na especialidade. Desde então, são selecionados, anualmente, três residentes para o curso, que tem duração de três anos, ou seja, sempre há nove residentes hospital, que são instruídos por uma experiente equipe docente com 20 médicos.

Em 2011, a área foi segmentada nas subáreas de rinoscopia, cirurgias nasais, sinuscopias, medicina do sono, videoendoscopia nasal, polissonografia e vários outros exames.

QUALIDADE E CREDIBILIDADE

A Gestão da Qualidade nos trouxe grandes ensinamentos, sendo o principal deles a sustentação da gestão pelos pilares de Processos e Pessoas, que são a base estrutural. Tudo começou 1999, através de profissionais com experiências em outras áreas que voluntariamente começaram a compartilhar seus conhecimentos conosco.

 

Outro ponto de grande importância para nossa evolução foi o modelo de Certificação trazido pela Acreditação (segurança, desenvolvimento e resultados), que preza pela segurança dos pacientes, excelência dos processos e viabilidade econômica, mesmo tratando-se de uma instituição filantrópica, como é o nosso caso.

Certificação e Acreditação ONA

Acreditado pela primeira vez em 2004, nosso Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) possui hoje a Certificação em Nível 03, foi o 1º Hospital especializado a ser acreditado e o 32º no país. O princípio do nível 03 é a “Excelência em Gestão”: uma organização Acreditada com Excelência atende aos Níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos de Nível 3 e já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Os padrões estabelecidos para os três níveis são de complexidade crescente e correlacionados, de modo que, para se alcançar um nível de qualidade superior, os níveis anteriores devem ser totalmente atendidos.

ISO

Um Sistema de Gestão da Qualidade na Saúde (SGQ) tem o objetivo de dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade, estabelecendo um conjunto de padrões mínimos para direcionar todos a um objetivo comum: a segurança na assistência ao paciente. Nossas atividades de captação, avaliação, processamento, armazenamento e disponibilização de córneas foram certificadas pela primeira vez em fevereiro de 2007 e mantemos nossa Certificação desde então na ISO 9001, pela empresa alemã BRTÜV, sendo o único Banco de Olhos com essa certificação. O curso de residência, especialização e aperfeiçoamento médicos, bem como, a Escola de Educação Infantil do BOS também são certificados pela ISO 9001: 2015.

Política da Qualidade Ebos

Política da Qualidade Banco de Olhos 

TECNOLOGIA

Entendemos que investir na aquisição e atualização de novas tecnologias médicas significa garantir um serviço de excelência, oferecendo diagnósticos confiáveis, muitas vezes precoces e, consequentemente, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes. 

Além da grandiosidade nos números, somos referência pela tecnologia empregada, por possuirmos à disposição as melhores tecnologias do mundo em Oftalmologia. Somente nos cinco últimos anos, foram investidos mais de R$ 17 milhões em novos equipamentos. 

Possuímos equipamentos presentes apenas nos principais centros de Oftalmologia do mundo. Muitos deles, únicos na América Latina, o que contribui fortemente para manter a posição de referência no setor. Dentre as razões para estar sempre atualizado, está a missão de oferecer o melhor aos pacientes, médicos e residentes, que possuem tecnologia de ponta à disposição para tratamentos, estudo e aprendizado.

ESTRUTURA ATUAL

- tamanho do prédio: 16.794 m²

- número de salas de atendimento ambulatorial: 64

- número de salas de atendimento PS: 6

- número de salas para procedimentos cirúrgicos: 10

- média de atendimentos por mês: 30.500

- média de transplantes por mês (maior transplantador da América Latina): mais de 200

- média de córneas captadas por mês: 1.000

- quantidade de médicos: cerca de 100 profissionais

.

Estrutura