Skip to content

.

Área de atuação

Nosso Banco de Olhos de Sorocaba nasceu  em uma pequena  sala do Conjunto Hospitalar de Sorocaba  atuando somente na captação de córneas e distribuído o tecido para todas as regiões do estado de São Paulo, o BOS  se especializou buscando conhecimento internacional e se tornou um Banco de Olhos referência  realizando todo os processos técnicos necessário

 de um banco de Olhos de qualidade e  tornou o maior centro de captação e transplantes de córneas da América Latina. Em quatro décadas, desde o início de suas atividades (até dezembro de 2020), já captamos aproximadamente 180 mil córneas e realizamos cerca de 38 mil transplantes, sendo considerados o maior transplantador da América Latina. Fomos certificados pela 1ª vez, em fevereiro de 2007, na ISO 9001:2000, pela empresa alemã BRTUV. Somente entre 2018 e 2020, investimos cerca de R$ 2,2 milhões em novos equipamentos, colocando nossa instituição como referência tecnológica em Oftalmologia.

 

Unidade Sorocaba

Reconhecidos como um dos principais captadores, processadores e distribuidores de córneas para transplantes do Brasil, já ajudamos milhares de pessoas de todo o País a voltar a enxergar, desde nossa inauguração, em 1979.  Tudo isso só é possível graças à nossa atuação filantrópica, com sede no Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), além da unidade na capital e das parcerias com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde em diversas outras regiões do Estado (ver quadro abaixo). 

Por nosso serviço primoroso de qualidade, tecnologia e grande importância social, recebemos prêmios como o “Oscar dos Transplantes”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual da Saúde e fomos certificados com o NBR ISO 9001:2000 para atividades de abordagem, capacitação, avaliação, preservação, armazenamento e disposição de córneas pela empresa alemã BRTÜV.

Locais de atuação (Sorocaba, Campinas e Região):

Ossel – Serviço Funerário Sorocaba – SP

Conjunto Hospitalar de Sorocaba – SP

Santa Caca de Sorocaba – SP

Santa Casa de Itapeva – SP

Serviço Funerário Municipal de Campinas – SP

Serviço Funerário de Indaiatuba – SP

Hospital São Vicente de Paulo, Jundiaí – SP

Hospital Estadual de Sumaré – SP

Hospital Municipal de Americana – SP

Serviço Funerário de Piracicaba – SP

Serviço Funerário Municipal de São José dos Campos – SP

Serviço Funerário Oliveira Marcon, Jacareí – SP

Unidade São Paulo

Foi em 2004 que o primeiro projeto do BOS para captação de córneas fora da região de Sorocaba teve início. Isso graças a uma parceria estabelecida com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio da Central de Transplantes. 

A Secretaria de Saúde do Município de São Paulo também aderiu a essa causa, o que estendeu nossa atuação nos hospitais municipais da capital paulista. Diante disso, foi instalado um Laboratório Satélite do BOS no Hospital Municipal de Tatuapé, nos mesmos moldes do existente em Sorocaba, onde são processadas todas as córneas captadas na cidade.

 

Locais de atuação São Paulo e Grande São Paulo:

Conjunto Hospitalar Mandaqui, São Paulo – SP

Hospital Municipal Tatuapé, São Paulo – SP

Hospital Luzia de Pinho Mello, Mogi das Cruzes –SP

Hospital Itaim Paulista, São Paulo – SP

Hospital Itaquaquecetuba, São Paulo – SP

Hospital Municipal Ermelino Matarazzo – SP

Hospital Santa Marcelina Itaquera, São Paulo – SP

Hospital Municipal Campo Limpo, São Paulo – SP

Hospital Geral de Taipas, São Paulo – SP

Hospital Mario Covas, Santo André – SP 

Obs.: Esses são os locais em que o BOS capta as córneas, o processamento das mesmas é realizado nos laboratórios de Sorocaba e São Paulo de acordo com o local de captação.