Skip to content

.

Retina

Chefe do Departamento: Dr. Arnaldo F. Bordon CRM

A especialidade Retina cuida de doenças que acometem o segmento posterior do olho, que engloba a retina, o corpo vítrio e a mácula. 

Estatisticamente, as doenças da retina compõem a menor parte das doenças do olho. No entanto, elas ganham em importância porque a maior parte dessas doenças têm um grande potencial de levar à cegueira total e irreversível, ou seja, cegueira total no sentido de escuridão completa, como a cegueira legal, no sentido jurídico da palavra, em que a pessoa perde a habilidade de poder trabalhar por não ter acuidade visual suficiente para desempenhar as funções de trabalho.

A importância dessa especialidade para nós, do BOS, é que a detecção precoce e o tratamento dessas doenças do segmento posterior são fundamentais para que se tenha uma boa saúde ocular e que os pacientes continuem a levar uma vida independente, realizando suas atividades diárias tanto de trabalho quanto sociais. 

Estamos extremamente preparados para receber pacientes com doenças de retina tanto para diagnóstico quanto para tratamento, quer seja o tratamento clínico das doenças, quer seja o tratamento cirúrgico. Isso inclui a aplicação de Fotocoagulação, conhecida também como laser. 

Algumas doenças de retina são mais comuns e a prevenção é fundamental para evitar consequências mais graves. Destaque para a Retinopatia Diabética, que é o diabetes do fundo do olho, doença que pode ser prevenida nas formas graves desde que o paciente seja examinado por um médico oftalmologista; a Degeneração Macular relacionada à idade, que é uma doença que vem acometendo cada vez mais pessoas por conta do crescimento populacional do mundo e no Brasil; o Descolamento de Retina, cuja detecção precoce e a cirurgia realizada em tempo hábil proporciona uma chance do paciente retornar a ter uma visão praticamente perto do que ele possuía antes muito grande, porém o diagnóstico precoce é a chave disso tudo. 

Menos frequente, mas igualmente relevante é o Buraco de Mácula, que é uma doença que afeta a área central da retina, chamada mácula, e que impacta na acuidade visual. Ela ocorre predominantemente em mulheres, embora homens também sejam afetados, em geral a partir dos 50, 60 anos, embora outras faixas etárias também possam ter essa doença. 

Outra doença que teve um aumento na incidência durante o período de pandemia porque tem como fator comum o estresse, embora o estresse não seja a única causa, é Serosa Central, que se manifesta através da forma aguda e da forma crônica. A forma aguda é autolimitada, porém, a forma crônica pode ter várias crises que, ao longo do tempo, vão levando à perda irreversível da visão. E, novamente, o diagnóstico precoce é fundamental para a obtenção de um tratamento eficaz. 

Dentro do departamento de Retina temos, ainda, o setor de Uveite, que significa inflamação. A principal causa de Uveite no Brasil é por Toxoplasmose, uma infecção causada por um parasita, seguida da Sífilis, que vem contribuindo com o aumento da incidência de Uveíte no Brasil e pode afetar o olho e causar a cegueira.