Skip to content

Catarata não é exclusiva em idosos. Jovens e até recém-nascidos podem ser acometidos. Entenda como identificar

Várias causas podem predispor a formação da doença, por isso, especialistas alertam para cuidados de prevenção e quando é o momento de realizar a cirurgia.

 

A catarata é um problema ocular que apresenta opacidade ou perda de transparência na lente natural do olho, chamado tecnicamente de cristalino. Assim, a visão deixa de ser nítida e clara e passa a ser nublada ou borrada e, em alguns casos, existem queixas de visão dupla, a diplopia.

Várias causas podem predispor a formação da catarata como trauma ocular e uso de medicações corticoides. Entretanto, o fator de risco mais importante está relacionado a idade. Por isso, é comum encontrar idosos que realizam a cirurgia para acabar com a enfermidade, mas o que poucas pessoas sabem é que ela não é exclusiva entre pessoas com idade mais avançada.

Dr. Fernando Cresta, médico oftalmologista do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), explica: “Podemos detectar o aparecimento em diferentes faixas etárias, inclusive nos recém-nascidos, o que chamamos de catarata congênita. Porém, a catarata é mais prevalente entre os 70 ou 80 anos de idade”.

Como identificar a catarata em bebês?

– Realizar periodicamente, a partir da primeira semana, o teste de reflexo vermelho;

– Película esbranquiçada dentro do olho;

– Dificuldade de fixar objetos;

– Estrabismo.

Todos os pacientes necessitam de cirurgia?

Sobre o tratamento, nem sempre é necessária a cirurgia, o médico do BOS ressalta que apenas será indicada para qualquer paciente, em qualquer idade quando houver baixa na visibilidade. “Antigamente, esperava-se o ‘amadurecimento’ da catarata. Nos dias de hoje, não é mais necessário já que o procedimento cirúrgico é mais seguro e bastante eficaz na recuperação visual dos pacientes”.

Entretanto, é sempre importante prevenir e evitar que o problema chegue. Dr. Fernando informa que entre as recomendações médicas para ajudar a impedir a catarata estão:

– Realizar exames oftalmológicos de rotina;

– Não fumar e não ingerir bebidas alcóolicas;

– Manter alimentação balanceada rica em frutas e vegetais;

– Utilizar óculos com filtro ultravioleta.

O oftalmologista finaliza com um conselho à população para buscar a preocupação com a saúde dos olhos, seu bem-estar e a importância do diagnóstico rápido. “A cirurgia é capaz de recuperar a visão em mais de 95%, o que proporciona maior qualidade de vida. Além disso, os exames anuais também servem para diagnosticar e afastar outras doenças oculares, como glaucoma ou degeneração retiniana relacionada à idade. Então, é muito importante consultar um oftalmologista com frequência”.

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ficam localizados na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília. Mais informações, acesse: www.bos.org.br ou ligue para o telefone: (15) 3212-7000.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *