Skip to content

Fellow do segundo ano do Hospital Oftalmológico de Sorocaba recebe prêmio SBRV por melhor caso clínico apresentado

 

Caso apresentado por Marja Carolina Rufino dos Santos, que levou o primeiro lugar na 2ª edição do concurso, abordou doença da retina e COVID-19.

 

No dia 03 de novembro aconteceu a final do 2º Concurso Nacional de Casos Clínicos e Cirúrgicos da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), uma das mais renomadas do Brasil, fundada em 1977 e que tem como objetivo consolidar e difundir ensinamentos científicos. “A ideia do prêmio, criado em 2020, é justamente fomentar a produção científica e engajar os fellows no mundo acadêmico”, conta a idealizadora e coordenadora do concurso SBRV, Tereza Kanadani.

Neste ano, cerca de 90 fellows (médicos que já fizeram residência em sua especialização e que estão se aperfeiçoando em uma subespecialidade) de todo o País se inscreveram neste concurso, representando várias instituições, para concorrer às categorias: “Melhor Caso Clínico” e “Melhor Caso Cirúrgico”. 

A vencedora da categoria “Melhor Caso Clínico” foi a fellow do segundo ano de Retina do Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS-BOS), Marja Carolina Rufino dos Santos, que apresentou o caso “Síndrome dos Múltiplos Pontos Brancos Evanescentes Como Manifestação Ocular Inicial Presumida em Paciente com Covid-19” sob orientação do Dr. Arnaldo Bordon, Chefe do Departamento de Retina e Vítreo do BOS, junto com os fellows colaboradores Arthur Sousa Dias, Hideki Hirota, Jean Coutinho, Moisés Gomes, Patrícia Bortolai, Renata Júlia Moura e Vinicius Clementino Falcão. 

“É uma honra para nós do BOS poder participar desse tipo de concurso, pois ele estimula os médicos em formação e em especialização em retina a terem uma visão científica e de produção científica, além de demonstrar a qualidade do nosso corpo clínico e da instituição como um todo”, orgulha-se o orientador do caso vencedor, Dr. Arnaldo F. Bordon.

“Todos os fellows que participaram do concurso apresentaram casos muito interessantes, inovadores e bem documentados. Desta forma, me senti muito honrada com a premiação. Esse prêmio é um reconhecimento da importância que o BOS possui pela pesquisa científica e o aprendizado acadêmico”, completa Marja Rufino, que ganhou a inscrição para o 46º Congresso SBRV ,em 2022, como premiação pelo primeiro lugar.

 

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ficam localizados na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.