Skip to content

Alongamento de cílios vira febre, mas médicos alertam sobre os perigos

Procedimento estético pode causar problemas de visão, por isso, deve-se ficar atento na hora de escolher o profissional

 

O brasileiro já é um dos mais vaidosos do mundo. O país é líder mundial em cirurgias plásticas, segundo a International Society for Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e quando o assunto é procedimentos estéticos, fica atrás somente dos Estados Unidos no ranking. São feitos em média 1,5 milhões de serviços todos os anos, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

A moda do momento é deixar os cílios mais alongados, volumosos e impactantes, a chamada extensão de cílios se torna cada vez mais comum entre a população. A técnica consiste na aplicação de cílios sintéticos individualmente ou em pequenos tufos colados na base das pálpebras, bem próximos à pele e ao olho. O resultado pode facilitar o dia a dia, já que é só acordar e já está pronto, sem precisar de maquiagem. Porém, essa busca incessante pela beleza pode ser perigosa para a saúde dos olhos.

 

A médica oftalmologista do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) especialista em Plástica Ocular, Vias Lacrimais e Órbita, Dra. Mariana Saulle, explica que os cílios não são uma questão estética “Eles são o primeiro mecanismo de defesa da superfície ocular e impedem a entrada de poeira e pequenas partículas nos olhos quando as pálpebras estão abertas e quando elas estão fechadas. São uma barreira quase impenetrável”.

 

Por isso, é crucial prezar pela segurança é mais importante que pela elegância “A extensão de cílios deve ser realizada por profissionais experientes que utilizem material de boa qualidade e boa técnica”, explica Dra. Mariana. Ela ainda ressalta que além da escolha do esteticista, quem optar pelo procedimento deve fazer higiene da região palpebral com cautela para remoção de resíduos de maquiagem que se acumulam entre os fios para evitar possíveis problemas de visão.

 

Os riscos que se corre ao não seguir essas orientações são afetar a saúde dos olhos com doenças como Blefarite, Conjuntivite Alérgica, Ceratite, Úlcera de Córnea e até mesmo causar baixa visão, como esclarece a oftalmologista do BOS “Essas alterações ocorrem justamente pela quebra no equilíbrio e proteção natural dos nossos cílios”. A média ainda orienta quem apresentar desconforto ocular, vermelhidão, coceira nos olhos e pele das pálpebras, sensação de areia, embaçamento, dor, secreção, dentre outros sintomas, deve procurar atendimento oftalmológico “O médico fará a orientação para tratamento específico, com a possibilidade de indicação de remoção dos cílios não naturais”.

 

Em casos de urgências, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) contam com atendimento 24h de pronto-socorro exclusivo para os olhos e especialistas em córnea e superfície ocular para orientar tratamento adequado em eventuais complicações tanto com as extensões de cílios como maquiagens.

 

 

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ficam localizados na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília. Mais informações, acesse: www.bos.org.br ou ligue para o telefone: (15) 3212-7000.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *